Graduação

Projeto “Roda de conversa” é desenvolvido por alunos de Psicologia

Publicado em 05/09/2018 18:54
| |

Os acadêmicos do 5º período de Psicologia do UniFacema estão realizando em escolas públicas de Caxias, o projeto “Roda de Conversa”. A iniciativa surgiu a partir de um convite feito pela Professora Raimunda Simone Sousa Bezerra que é Coordenadora do Projeto “Quebrando o Silêncio”, com o objetivo de falar sobre o suicídio para a comunidade local e alunos do Ensino Médio.

A primeira atividade que abordou o tema suicídio foi desenvolvida na UIM Joaquim Francisco, e contou com a orientação da Profª Esp. Ana Valéria Lopes Lemos.

Na oportunidade, os alunos explanaram sobre o tema para a comunidade escolar. Após esse momento, o convite foi estendido para as escolas da rede pública municipal e estadual, como UI João Lisboa, UIM Edson Lobão e CEM Eugênio Barros.

No último dia 31 de agosto, alunos e alunas do 5º período de Psicologia realizaram duas rodas de conversa no CEM Eugênio Barros, com as temáticas: “Suicídio: precisamos falar sobre” e “Suicídio, luto e superação”. 

Segundo a Coordenadora de Psicologia Profª Msc. Zaira Mesquista, a ideia central desse projeto visa abordar o tema suicídio de forma aberta, sem estigmas, com espaço para os adolescentes tirarem dúvidas, bem como identificarem comportamentos de risco.

Profª Msc. Zaira Mesquista

Coordenadora de Psicologia 

“Durante muito tempo o tema suicídio foi velado, proibido nas escolas, e isso não só nas escolas mas em diversos contextos, desta vez, entramos para dá o primeiro passo na mudança dessa realidade em Caxias, instruindo os adolescentes sobre como identificar em si e nos outros comportamentos suicidas.”, enfatizou a Professora Zaira.

Conceição Miranda

Acadêmica do 5º período de Psicologia 

A acadêmica do 5º período de Psicologia Conceição Miranda destaca a importância de participar do projeto. “É muito interessante falar sobre o tema, uma vez que há muito tabu e estigma em relação a ele. As palestras, que duram em média uma hora nos permitem fazer esclarecimentos e tirar as dúvidas, esclarecendo a visão que eles tem do suicídio, de que não pode ser falado, porque vai trazer outros acontecimentos. Como aluna de Psicologia está sendo de suma importância participar do projeto, uma vez que cuidar do outro, faz parte desse novo caminho que nós estamos trilhando.”

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Dezembro
13

Resultado das médias do semestre

14
15

Reunião do Conselho de Desempenho Acadêmico

14

Término do período para protocolo de Atividades Complementares 2018.2

15

Término da matrícula dos alunos aprovados no vestibular 2019.1

VÍDEO



REDES SOCIAIS





Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800

Central de Captação

(99) 3422.6868
(99) 3422.6869
(99) 98834.1172 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

centraldecaptacao@unifacema.edu.br

Núcleo de Acolhimento Aluno UniFacema - NAAF

(99) 3422.6822
Facebook
Instagram

Atendimento por E-mail

naaf@facema.edu.br

© 2009 - 2018 UniFacema - Todos os direitos reservados