O papel do Nutricionista no combate a obesidade

Publicado em 11/10/2018 18:38

Alunos do 3º e 4º período de Nutrição realizaram no dia 11 de outubro, na área de vivência da instituição, uma ação alusiva ao dia mundial da obesidade.

A iniciativa contou com o apoio das professoras Drª Amanda Marreiro Barbosa e Msc. Daniele Rodrigues Carvalho Caldas.

Durante a atividade, os alunos de Nutrição entregaram panfletos contendo 5 dicas para prevenir a obesidade e também apresentação da pirâmide alimentar invertida com porções adequadas que devem ser seguidas como uma tentativa de prevenir a obesidade.

Eles também ainda realizaram a avaliação antropométrica e o diagnóstico do estado nutricional dos participantes, e no final entregando uma ficha do estado nutricional, alertando aqueles que estão considerados fora do padrão de normalidade, os eutróficos, ou seja, que estão com o peso adequado a sua idade e estatura.

A aluna do 2º período de Farmácia Paloma Maria Silva Farias aproveitou a oportunidade para fazer a sua avaliação.

Paloma Maria Silva Farias

Aluna do 2º período de Farmácia

“Considerei a ideia excelente, porque é uma forma de  combater a obesidade, e a gente aprende muito. Eles deram dicas de alimentação que vão ajudar a prevenir a obesidade e com isso melhorar a nossa saúde. Aproveitei e também fiz a avaliação nutricional e descobri que estou muito bem, pretendo manter esse corpo, seguindo essas dicas que são muito importantes”

Segundo as professoras Drª Amanda Marreiro e Msc. Daniele Rodrigues, o objetivo da atividade foi alcançado com sucesso.  “Hoje a obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível, que tem uma alta prevalência e que está crescendo a cada ano, então, é necessário de fato a gente prevenir, e são atividades como estas, educação e avaliação nutricional do indivíduo que permite alertar a população quanto a isso. O nosso objetivo é este mesmo, estimular as pessoas a realmente procurar esse acompanhamento para prevenir a obesidade. Temos que tirar esse estigma do medo que as pessoas têm de se pesarem, de saber como está o seu estado nutricional, hoje isso é muito importante e pode ser o diferencial para uma qualidade de vida saudável.”

Fevereiro

Homologação das inscrições de monitoria

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

Reunião mensal do NDE