III COREP-MA define pautas e elege delegados para o congresso nacional em Brasília

Publicado em 08/04/2019 16:07

Foi realizado no Hotel Abbeville, em São Luís, o III Congresso Regional de Psicologia do Maranhão – COREP com o tema: “O (Im)Pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômica, sociais e culturais”.

O evento marcou a etapa regional do Congresso Nacional de Psicologia – CNP, que será realizado em Brasília, de 30 de maio a 02 de junho. O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, onde são definidas as diretrizes que devem nortear as gestões do CFP e dos CRPs para os próximos três anos.

Durante o III COREP- MA foram discutidos três temáticas para a melhoria de atendimento e desenvolvimento do profissional de Psicologia: a organização democrática e representativa do Sistema conselhos, o diálogo da Psicologia com a sociedade Brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos, e o exercício profissional.

A classe estudantil foi representada por delegados, que foram eleitos durante o Pré-COREP, que foi realizado nas cidades de Caxias, Santa Inês, São Luís, Balsas e Imperatriz. Durante o evento, foram formuladas propostas para serem discutidas dentro dos eixos no congresso regional e posteriormente debatidas no evento nacional em Brasília.

Acadêmicos de Psicologia de São Luís, Imperatriz e Caxias foram eleitos para participarem das discussões no COREP-MA. O aluno do 4º período de Psicologia do UniFacema, Ricardo Aurélio dos Santos Sousa foi o representante de Caxias no COREP-MA.

Ricardo Aurélio dos Santos Sousa

Acadêmico do 4º período de Psicologia

“Enquanto estudante foi de grande relevância está a par da realidade do sistema do conselho regional, estadual e federal, o que me proporcionou a ter uma noção de tudo aquilo que vamos lutar futuramente como profissional. As discussões foram interessantes, porque trataram de temáticas diversas, onde o estudante e os psicólogos já formados estiveram a par das novidades que estão acontecendo na realidade regional e nacional, procurando contribuir com a mudança tanto do eixo da política, democracia, como também do diálogo da Psicologia”

Sábados letivos para ajustes de aulas dos 1º períodos