Gabriel o Pensador abre a I Jornada Científica UniFacema

Publicado em 07/11/2018 16:56

A I Jornada Científica UniFacema e a V Mostra de Iniciação Científica UniFacema, teve início no dia 6 de novembro, com a apresentação da mesa redonda, promovida pelos cursos de Administração, Direito e Serviço Social. Na oportunidade, profissionais de cada área abordaram o tema: "Corpo Fala: a população LGBTI e o acesso ao serviço público."

Este ano, o evento trouxe como tema central: "Cultura, Cidadania e Respeito". A cerimônia de abertura da jornada foi realizada no ginásio da instituição, com a apresentação do escritor e compositor Gabriel o Pensador.

O magnífico Reitor do UniFacema Prof Msc Marcos Aurélio de Araújo Alves abriu oficialmente o evento. Na ocasião, ele também deu boas vindas a todos os presentes e falou um pouco do sucesso da jornada como Facema, ainda faculdade, com apresentações de palestrantes internacionais e agora desse novo momento da instituição como Centro Universitário, que inova na construção da aquisição de conhecimentos com a participação do Gabriel o Pensador.

Prof Msc Marcos Aurélio de Araújo Alves

E a noite foi perfeita. Coordenadores, professores, alunos do UniFacema e de outras IES, bem como visitantes lotaram o ginásio, para prestigiar a palestra do escritor, cantor e compositor Gabriel o Pensador.

Uma palestra inovadora, com direito a uma "live" ao vivo com a avó do escritor em Brasília e com a mãe no Rio de Janeiro. A intenção era mostrar um pouco do carinho do público presente.

Ele também destacou a importância da educação no contexto de um aprendizado diferenciado, relatando o quanto os seus professores contribuíram para a sua formação pessoal e profissional. Gabriel interagiu com o público, cantou, leu alguns trechos de livros e poesias escritas por ele. Em entrevista, ele enfatizou a felicidade do convite recebido pela instituição para participar da I Jornada UniFacema.

"A minha primeira impressão foi super positiva desde o início, fiquei muito feliz com o convite, ainda mais quando soube que foi uma decisão unânime entre os cursos da instituição. E o tema do evento: Cultura, cidadania e respeito, tem tudo haver com o que eu falo nas minhas palestras, as mensagens que escrevo nos meus livros e músicas. Então só tenho a agradecer o carinho de todos, e espero que a mensagem de união tenha sido recebida por todos. Acredito que a conscientização da importância do outro, que a felicidade comum deve ser compartilhada entre todos  e não de forma individual, e essa é a minha dica e o que estou procurando repassar na minha música atual que é 'um só'.

Para o acadêmico do 8° período de Enfermagem, Rudieres Maycon Pereira da Silva, a I Jornada Científica do UniFacema superou todas as expectativas, pois a temática trabalhada envolve o cenário atual brasileiro que estamos vivendo:

"e isso faz com que tenhamos novos olhares, que nos motiva a lutar por uma sociedade com a valorização da cultura, cidadania e do respeito. Acredito que isso sim pode mudar o nosso cenário. A participação do Gabriel deu um brilho maior ao evento, pois é uma pessoa altamente capacitada para tratar deste assunto, através de seus raps, palestras, livros tem feito com que muitas pessoas reflitam sobre suas atitudes no que diz respeito à valorização do ser humano, e isso faz-se necessário a expansão de tal conhecimento. Portanto, o UniFacema está de parabéns pela organização desse evento que sem dúvidas está sendo um dos maiores já realizado no seu histórico".

Fotos: Ascom

Marcielson Pires

Clique aqui e confira mais fotos.

Janeiro

Aniversário da Facema