Pós

Centro de Simulação Realística: diferencial para aulas de Pós-graduação

Publicado em 10/05/2018 16:38

O Centro de Simulação Realística – CSR da Facema foi instalado na Clínica de Saúde da IES, com o objetivo de melhorar a habilidade dos alunos nas atividades de assistência direta aos pacientes. O Centro conta com dois laboratórios de simulação realística, com ambientes com cenários disponíveis para a prática e estudos, com dois manequins.

Os manequins são programados e simulados para desenvolver reação igual ao de um ser humano, via um software, que é mediado por computadores e monitores, onde são programadas patologias, fornecendo ao aluno a habilidade e a resposta em executar um procedimento para tirar o manequim do risco, no caso, o “ser humano”.

O CSR é usado tanto pelos alunos de graduação da área da saúde, como pelos de Pós-graduação. Os alunos da Pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva sob o comando do Profº Msc. Carlos Antônio da Luz Filho estiveram participando de uma aula no centro.

De acordo com o Profº Msc. Carlos Luz uma aula bastante produtiva, onde proporciona a esse profissional treinar realidades com o manequim de alta fidelidade, em situações de urgência e emergência, o que vai ajudar e muito na formação do aluno, com uma maior qualificação para o mercado de trabalho.

Para a aluna da Pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva, egressa de Enfermagem, Maridalva Ribeiro Da Silva, as aulas no Centro de Simulação Realística foram completamente diferentes.

Maridalva Ribeiro Da Silva

Aluna da Pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva

“Sair da rotina de sala de aula e ir para o CRS foi muito bom. O Professor Carlos tem uma grande parcela de contribuição nesse aprendizado, pois ele tem uma dinâmica muito diferente com todos os alunos, tanto em sala de aula como também no Centro, sabendo dividir a turma em grupos e trabalhando situações com simulações do que poderia acontecer com o paciente, como paradas cardiorrespiratórias, entre outras, uma aula muito produtiva. O CRS faz uma diferença muito grande, pois temos a oportunidade de adquirir mais conhecimentos práticos, podendo verificar como é uma situação real do paciente dentro de uma UTI, com casos específicos de determinadas doenças e o tratamento a ser usado nessas situações, enfim, a aula foi muito interessante e produtiva. A Facema está de parabéns por ter o Centro de Simulação Realística e usá-lo na formação dos seus alunos .”

Período destinado a 2ª semana de avaliação/Integrada

Dia do Engenheiro Civil