Alunos de Jornalismo e Serviço Social dão continuidade as ações do projeto “Mostra tua cara preta”

Publicado em 09/04/2018 16:57

O projeto “Mostra tua cara preta” foi idealizado através da parceria entre os cursos de Jornalismo e Serviço Social, com o objetivo de debater questões sobre o racismo, provocando nos alunos uma maior autonomia nas decisões, baseada no empoderamento e na auto-organização.

O ano passado, o projeto consistiu em atividades de mostra artísticas e promoção de diálogos que foram realizados na praça da Balaida. Já este ano, a primeira atividade foi a de reencontro, onde os alunos decidiram fazer uma ação sobre o caso Marielle Franco.  O ato acabou se transformando em um exemplo de cidadania, de defesa pelos Direitos Humanos, com um varal de frases de apoio a vereadora Marielle, fotografias, charges e também cartazes com dados estatísticos da violação dos direitos humanos da população negra. Estiveram envolvidos nessa primeira ação do projeto, alunos do 2º, 3º e 4º períodos de Jornalismo e acadêmicos do 3º, 6º e 7º períodos de Serviço Social.

Segundo a Profª Msc. Sarah Fontinele, nesse retorno das atividades, foi feito uma autoavaliação com os alunos.

Profª Msc. Sarah Fontinele

“procuramos saber o que eles acharam do movimento passado e quais são as ideias para os novos passos. E esse primeiro momento foi interessante, porque os acadêmicos estavam apontando a necessidade de se posicionar frente ao caso Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi executada, e nesse sentindo, apontaram a necessidade de fazer algo para demarcar a tristeza e o medo que a população caxiense e os estudantes também estavam sentindo, já que foi uma situação que abalou as pessoas do Brasil e do mundo inteiro.”

Sábados letivos para ajustes de aulas dos 1º períodos

Período destinado a solicitação de prova de segunda chamada da 1ª avaliação