Graduação

Alunas de Nutrição investem em frutos da região para criar licores e cachaça

Publicado em 29/04/2019 15:54

Você já teve a oportunidade de apreciar o licor de Bacuri e Hibisco ou a cachaça conservada em fruto Marajá. Estes frutos e raízes são típicos da região Norte e Nordeste e podem ser facilmente encontrados aqui na região de Caxias. A ideia da produção de bebidas artesanais utilizando a matéria prima local, partiu do projeto de pesquisa dos TCC’s de três alunas de Nutrição do UniFacema, e obtiveram resultados mais do que satisfatórios.

 

Cada acadêmica trabalhou com uma pesquisa diferenciada, para a produção do trabalho de TCC. Todas as frutas, por si só, podem passar pelo processo de extração, onde é necessário utilizar uma cachaça pronta, para que se possa obter facilmente o sabor e a coloração desejada.

A aluna Daniele Juliana Rodrigues Gonçalves pesquisou sobre a produção do licor artesanal de Hisbico, uma espécie bastante utilizada na culinária maranhense. A vinagreira é deixada para desidratar em uma quantidade de cachaça com teor diferenciados, utilizando também xarope a base da água e açúcar.

Daniele Juliana Rodrigues Gonçalves 

Aluna de Nutrição/ Licor de Hibisco

Já a aluna Maressa Alone Bezerra Lima apostou na produção artesanal do licor de Bacuri. O fruto que é original da região Norte e Nordeste, bastante rico em fósforo e cálcio e tem um sabor especial. Neste caso, o fruto é despolpado, depois coloca-se para macerar em cachaça e xarope feito a base da água e açúcar. Após isso, é feito a coagem da polpa para a produção do licor. 

Maressa Alone Bezerra Lima

Aluna de Nutrição/ Licor de Bacuri

Já Raiany Morais da Silva Cunha a pesquisa foi a produção de uma bebida tipicamente brasileira, a cachaça em conserva com o fruto Marajá. O Marajá é típico da região, que também é conhecido como tucum, coco-de-tucum. A aluna utilizou o fruto “in natura”. O processamento da cachaça tem início desde a colheita, onde o fruto é selecionado, cortado, feito a pesagem, higienização, onde se adiciona a cachaça e deixa o mesmo em conserva para a fase de curtição e mudança da coloração por parte do fruto.

Raiany Morais da Silva Cunha

Aluna de Nutrição/ Cachaça em conserva com o fruto Marajá 

Ao final da fase de produção, as bebidas passaram pela fase final de análise sensorial, onde foi levada a apreciação do público externo.

Acadêmicos de outros cursos e funcionários participaram da avaliação.

O aluno de Farmácia, Júnior Melo teve a oportunidade de degustar a cachaça conservada em fruto Marajá.

Júnior Melo

Aluno de Farmácia

“Um produto bem diferenciado da cachaça original que a gente conhece, não senti a queimação tradicional da cachaça, o que pude sentir foi uma maciez, e um aroma diferenciado, gostei muito. Com certeza, compraria o produto”

 

Para as alunas de Nutrição, os resultados obtidos com as pesquisas foram surpreendentes. “Podemos investir em outra vertente da Nutrição, o lado do empreendedorismo, com a comercialização de produtos à base de matéria prima local, valorizando o que temos de bom na nossa região. Estas produções, mostram que a Nutrição não é somente clínica, a pesquisa científica faz o diferencial, onde podemos inovar com a criação de produtos” 

 

Para o Profº Drº Francisco Cesino de Medeiros Júnior que ministra a disciplina Análise Sensorial, a criação dos três produtos, desenvolvidos pelas alunas, cria uma nova realidade para o curso de Nutrição do UniFacema. “Estamos proporcionando a essas alunas, trabalhar com matéria prima nativa da região, obtendo resultados incríveis. Esperamos que esses trabalhos sirvam de exemplo e estímulo para que outros alunos venham a trabalhar com os produtos locais, com o intuito de agregar valor tanto do ponto de vista científico, como de mercado, com a comercialização desses produtos, o que irá permitir a esses profissionais empreender e ditar novos rumos na área de Nutrição”

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Novembro
17

Vestibular 2020.1

19

Início do Período destinado a protocolo de Atividades Complementares do semestre 2019.2

20

Feriado Dia da Consciência Negra

21

Resultado do Vestibular 2020.1

VÍDEO



REDES SOCIAIS




Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Acolhimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2019 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.