Aluna de Psicologia do UniFacema participa de Colóquio Internacional em Portugal

Publicado em 03/08/2018 15:28

A aluna do 5º período de Psicologia Merinalva Batista da Silva participou do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, realizado em Lisboa, Portugal. O evento que trouxe como tema: “Educar Hoje: diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”, foi promovido pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário.

O colóquio teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos e profissionais da Psicologia e da Educação, trocas interdisciplinares que levem à construção e ao avanço da teoria, da investigação e da intervenção nestas áreas do conhecimento.

Merinalva Batista da Silva

Acadêmica do 5º período de Psicologia

Para a acadêmica Merinalva Batista, a oportunidade de ter participado do encontro foi de grande importância. “Eu juntei o útil ao agradável, estava de férias e aproveitei a oportunidade para participar do colóquio. Foi muito importante porque me proporcionou uma visão européia tanto da psicologia, como da educação, que contou com a participação de palestrantes de Portugal, Estados Unidos, França. A visão deles é que todos caminhem no sentindo de focar, não só no aspecto cognitivo mas também o emocional do aluno. Inclusive a palestra de uma professora de Lisboa, Maria do Céu Roldão chamou-me a atenção sobre esse aspecto, onde ela deu bastante ênfase para o que é ensinar? Qual a dificuldade de se ensinar hoje? Porque não estamos aprendendo hoje? Nós estamos conseguindo fazer com que o indivíduo aprenda realmente, ou é só o cognitivo ou tem o emocional, então a parte da Psicologia entra nesse aspecto, o que está atrapalhando esse emocional? Enfim, gostei bastante. Foi muito importante participar desse tipo de colóquios, onde você tem uma visão de fora, e vê que os problemas que acontecem aqui no Brasil e na Europa são parecidos, a forma de resolver é que é diferente, ou seja, as intervenções são diferentes, porque existe profissionalismo, respeito, determinação naquilo que estão fazendo. Resumindo, a gente traz uma visão mais confiante, do próprio curso que estamos fazendo, vemos que estamos acertando, e que o nosso curso está baseado no que está acontecendo na Europa.”

Período destinado a 2ª semana de avaliação/Integrada

Dia do Engenheiro Civil