Institucional

Plataforma da Teleconsulta do UniFacema atende pacientes de vários Estados do país

Publicado em 26/05/2020 19:06

A Teleconsulta, plataforma criada pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, como plano estratégico para o enfretamento da COVID-19, já atende pacientes de Estados como Maranhão, Piauí, Pará e Bahia. Dentre os maranhenses atendidos estão os de Caxias, Timon, Codó, Imperatriz, Bacabal, São Luís e São João do Sóter. Para receber atendimento gratuito basta acessar http://covid19.unifacema.edu.br.  

Essa plataforma utiliza como base a Telemedicina, reconhecida pelo Ministério da Saúde e aprovada no Brasil. São alunos e professores que atuam nesse trabalho, no período de segunda à sexta-feira, atendendo pacientes com sintomatologia de síndromes gripais, suspeitas de COVID-19 e outros problemas básicos de saúde de pessoas que pertencem a grupos com comportamentos de vulnerabilidade como diabéticos, hipertensos, grávidas, asmáticos e dentre outros.

A eficiência da plataforma, que tem apenas 15 dias de funcionamento, já é confirmada pelos atendidos. A paciente de inicias J.F.A, de 35 anos de idade, que reside em Salvador (BA), destacou que recebeu informações sobre a COVID-19 e está sendo acompanhada pela equipe da Teleconsulta. “Eu vi o link no grupo da empresa que eu trabalho, onde uma moça do RH publicou e o atendimento foi excelente. E é só manter o monitoramento”, assegura a paciente.

A perspectiva, segundo informação do Profº. Msc. e coordenado do curso de Enfermagem do UniFacema, Francisco Braz Milanez Oliveira, é de que aumente a demanda da Teleconsulta. O professor Braz explica como se dá o processo de atendimento por meio da plataforma.

“É feita triagem de classificação de risco para a COVID-19 e em seguida tem uma teleconsulta e a partir daí é elaborado um plano de consulta com base no histórico do paciente, levantamento dos diagnósticos de cuidados e das intervenções que o usuário e a família precisam seguir durante o período de quarentena dos 14 dias. O telemonitoramento acontece a cada 48 horas. Pode ser finalizado com a cura e com descarte da suspeita de COVID”.

A Profa. Msc. e Enfermeira Leilane Dias, que atua na Plataforma, acrescenta que os pacientes atendidos pela Teleconsulta do UniFacema estão se sentindo acolhidos.  

“Estamos com uma boa procura de pessoas de outros Estados que estão gostando. Essas pessoas têm muitas dúvidas em função da sintomatologia que estão apresentando e querem esclarecimento sobre a COVID-19. As pessoas se sentem amparadas e divulgando a teleconsulta para outras pessoas e a demanda está crescendo. Os alunos envolvidos estão tendo autonomia nesse atendimento, estão sendo acompanhados pelo professor supervisor e a enfermeira e estão muitos satisfeitos com esse tipo de aprendizagem”, conta Leilane Dias.

A aluna Dálete Micaely Silva de Sousa, que cursa o 9 período de Enfermagem no UniFacema, declarou que a participação na Teleconsulta é importante, pois considera uma oportunidade ímpar  de aprendizado e de prestação de serviço em meio à Pandemia da COVID-19.

“A experiência tem sido maravilhosa. Na plataforma tenho tido contato, que provavelmente apenas na UBS não teria como eu ter acesso, além de adquirir um conhecimento amplo sobre como direcionar cada atendimento. Tenho trabalhado com as consultas de enfermagem, planos de cuidado, além de investigar os casos que estamos monitorando. Além de ficar grata por essa iniciativa do UniFacema, que agiu da melhor maneira possível em benefício de todos frente a pandemia, e oferecendo ajuda para a população”.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Julho
28

Adesão do Estado a Independência

31

Término do período de disciplinas de férias

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2020 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.