UniFacema

Home Office: a bola da vez!

Publicado em 30/04/2020 16:10

É fato incontestável: por conta da pandemia Covid-19, o trabalho e o trabalhador, mudaram. Trocando em miúdos, pode-se entender que ganhou propensão uma nova logística de trabalho, que obviamente, traz como exigência, um novo tipo de trabalhador. Falamos aqui, então, do Home Office (traduzido do inglês, “escritório em casa”) que tem se tornado, neste momento de crise sanitária, a alternativa mais segura tanto para a saúde dos profissionais, como para a estabilidade econômica das empresas de diferentes segmentos.

WhatsApp_Image_2020-04-30_at_15.27.20_1

 

Fomos em buscas de considerações sobre o Home Office, feitas por colaboradores das principais empresas da cidade de Caxias (MA), e como você verá, eles são unânimes em afirmar os benefícios desta modalidade de trabalho.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - UNIFACEMA

Atenta à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e visando manter o bem-estar da Comunidade Acadêmica e de seus familiares, o UniFacema está garantindo a continuidade do semestre letivo em ambiente virtual, com uso de tecnologias da informação, para mediar a aprendizagem, como colocado pelo Prof. Msc. Arlley de Sousa Leitão, coordenador de Odontologia, em vídeo publicado na rede social da IES.

Dayane_Castro_(Medium)
Dayane Leitão Machado de Castro
Pró-reitora Acadêmica


“Como é de conhecimento de todos, o Home Office é uma realidade mundial, tendo em vista, que muitas empresas têm utilizado desta modalidade de trabalho com a intenção de ver seus colaboradores mais satisfeitos, produtivos e consequentemente, reter seus talentos. Em ponto, aproveito para externar que essa experiência que, no momento, estamos tendo no UniFacema, tem sido extremamente exitosa, pois vimos aumentar a nossa produtividade, frente à este novo cenário, no intuito de melhor atender todos que depositaram confiança em nosso trabalho”, argumenta a Pró-reitora Acadêmica, Dayane Leitão Machado de Castro.

BRAZ_2
Prof. Msc. Braz Milanez
Coordenador de Enfermagem

“A produção do conhecimento acadêmico não para! Em momentos como esse, inédito na vida de todos, em que fomos pegos de surpresa, com uma pandemia declarada, precisamos nos reinventar. Nossas habilidades e ferramentas surgem em um contexto totalmente peculiar. Ainda não sabemos mensurar o quanto isso impactará positivamente no perfil do alunado, mas possibilitará a transformação de muitas habilidades profissionais, novas. Acredito, que é assim, vivendo uma nova forma de ver o mundo, disponibilizando muita dedicação, compromisso e teletrabalho, que conseguiremos ultrapassar estes dias difíceis. E tenho certeza que vamos sobreviver a este momento, pois o conhecimento é nossa maior arma no combate ao coronavírus”, coloca o coordenador de Enfermagem, Prof. Msc. Braz Milanez.

 

CAXIAS SHOPPING CENTER

Leninha Aragão, superintendente do Caxias Shopping Center, fala que desde o início de sua carreira, entendeu a necessidade de deter de horários para trabalhar em casa e que agora, diante deste momento de pandemia, este tipo de trabalho se mostrou mais intensificado e por isso, ainda mais necessário.

LENINHA_2

LENINHA_1
Leninha Aragão
Superintendente Caxias Shopping Center

“Neste meu cargo, o Home Office é o caminho que tenho para demandar os procedimentos que demando quando estou de forma presencial no shopping. Assim sendo, o Home Office me possibilita, através de aplicativos de videoconferências e grupos nas redes sociais, lidar de forma normalizada, com os colaboradores, lojistas, com público e com a própria imagem do empreendimento, Caxias Shopping Center. Por agora mesmo, ando fazendo muitas lives, de variadas temáticas. O que fica como certo é que trabalhar em Home Office exige um trabalhador que tenha muito jogo de cintura, e que sobretudo, saiba separar as obrigações de casa com as obrigações do trabalho”, diz a superintendente do Caxias Shopping Center, Leninha Aragão.  

 
CENTRO EDUCACIONAL FACEMA - CEFA COC

O Centro Educacional Facema  - CEFA COC, ao obedecer as normativas definidas pelos órgãos oficiais, responsáveis pelos direcionamentos neste momento de crise - Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Governo do Estado do Maranhão  - também vivenciou um momento de trabalho Home Office, como esclarecido pela coordenadora pedagógica, Aretusa Mourão.

 

WhatsApp_Image_2020-04-30_at_15.29.38_(1)
Aretusa Mourão
Coordenadora Pedagógica CEFA COC

“Antes de entrarmos de férias, realizamos trabalho Home Office. E podemos perceber que este mecanismo, em meio ao atual cenário de pandemia, foi de suma importância para a continuação do processo ensino-aprendizagem dos alunos, inertes em seus contextos familiares. Uma vez que, enquanto educadores, não podemos parar, mas, sim, buscarmos possibilidades de atender nossos discentes em suas necessidades evidentes”, pontua a coordenadora pedagógica, Aretusa Mourão.

 

SEBRAE

César Guimãraes, Gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/Caxias (MA) entende que o trabalho Home Office é desafiador, e que apesar de possibilitar aos colaboradores, opções de flexibilidade - onde eles podem criar ambientes de trabalho mais favoráveis e até podem se alimentar melhor, por estar em suas residências - por outro lado, também exige deles, bastante disciplina e defende que na execução do trabalho Home Office sejam criados mecanismos de avaliação de produtividade, como metas, relatórios, reuniões, para que não se deixe de lado a questão qualitativa do trabalho.

CÉSAR_1
César Guimãraes
Gerente SEBRAE/Caxias (MA)

“Eu criei um mini escritório dentro da minha casa. E ao dispor do auxílio da internet, mantemos tudo aquilo que é feito de forma presencial agora sendo feito por meio digital. Uma preocupação que tenho também, no trabalho Home Office, é com o visual. Então, como você ver na foto, em meus atendimentos e reuniões, eu faço questão de estar fardado, para demonstrar para o público a seriedade com que a gente encara também o Home Office, visando tanto o reconhecimento de quem estar do outro lado, como também em respeito aos colegas de trabalho”, coloca o Gerente do SEBRAE/Caxias (MA).


DICAS

Por tudo que foi aqui colocado, deu para perceber que além de ser a bola da vez, o trabalho Home Office é sobretudo vantajoso, não somente no enfrentamento deste momento de pandemia, mas, reverberando como uma opção a ser utilizada na necessidade de não se poder concluir determinado trabalho em casa. Porém, para sugar o máximo de suas vantagens, é necessário que sejam seguidas essas dicas:

Lugar de Trabalho: escolha um local de trabalho em que tenha segura tranquilidade e menor foco de distração possível;

Faça acordo com familiares: neste acordo, peça à eles devida compreensão a este momento que você está vivendo, e os deixe esclarecidos, de seus horários de trabalho e pausas;

Disciplina: remodele a disciplina que você tem de trabalhar na empresa, para dentro de sua casa; significa dizer que em home office você deve cumprir o planejamento normal de trabalho que faria na empresa, obedecendo a divisão de horários, intervalos, bem como, entregas de demandas;

Comunicação: em home office também é fundamentalmente importante que você se mantenha em comunicação com colegas de trabalho e/ou superiores, frente à possíveis dúvidas e questionamentos, pois isso ajuda a manter o ritmo desejado de produtividade.

Tecnologia: faça uso de VPN (Virtual Private Network/ Rede Privada Virtual), pois lhe permite ter segurança no tráfego de dados além, de possibilitar acesso a uma rede interna de uma empresa.

Segurança: altere de forma recorrente, senhas e logins; não entre em aplicativos de fontes duvidosas ou desconhecidas, e mantenha seu computador ou celular, sempre com um anti-vírus atualizado.

Seguindo estas dicas, o sucesso será garantido!

 

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema deseja a seus colaboradores, como também, aos colaboradores das demais empresas, um Feliz Dia dos Trabalhadores! E termina esta matéria, respirando o entusiasmo declarado na fala de uma das suas docentes, a Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa:

ANA
Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa

“O contato social físico perdeu sua prevalência por conta da pandemia, assim a tecnologia se impôs como única alternativa de preservarmos o mínimo de normalidade, com isso as disciplinas mediadas por tecnologias e o Home Office têm galgado um lugar importante neste momento para discentes e docentes, no qual não podemos parar, temos que “seguir em frente”.  A grave crise pandêmica gerou e gera grandes oportunidades, muitos aprendizados e avanços nas mais diversas áreas, precisamos tirar proveito deste momento que estamos vivendo, precisamos enfatizar que a situação requer cuidado, compromisso com o outro e organização, acredito que estes são os pilares para o Home Office. Já não me considero a mesma docente de antes, estou crescendo e aprendendo por meio das tecnologias, por ser da área da saúde as informações decorrentes da pandemia mudam instantaneamente e é por meio dos meios digitais que estamos nos atualizando e nos capacitando para atender, manejar e ensinar outros profissionais. Hoje somos docentes e discentes, ao mesmo tempo aprendendo e ensinando, porque temos que "SEGUIR EM FRENTE"”.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Junho
06

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

11

Feriado Nacional - Corpus Christi

12

Término do período para inscrições vestibular 2020.2

14

Vestibular 2020.2

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2020 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.