UniFacema

“Conquista do Voto na Era da Internet” é tema de palestra alusiva ao Dia do Jornalista

Publicado em 15/04/2020 15:10

O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema promoveu palestra em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado no último dia 7 de abril. Ocorrida em ambiente online, através da plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, a palestra que teve como tema “A Nova Campanha Política: a Conquista do Voto na Era da Internet” foi ministrada pelo jornalista Raimundo Filho.

capa

Jornalista de renome na região, Raimundo Filho é também advogado, consultor em Marketing Político e Eleitoral, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político e é filiado à Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP – e é também, sócio-proprietário da empresa R2 Comunicação – Agência de Comunicação Corporativa do Piauí.

Raimundo Filho conta que a palestra abordou pontos como: as mudanças de cenário na comunicação política; os aprendizados com as campanhas eleitorais recentes; os cases, como atuar no digital, em convergência com o convencional; dicas de redes sociais para campanha política, como se destacar nessa nova conjuntura de sociedade comunicacional, posturas, visões, desafios.

RAIMUNDO_SS
Raimundo Filho
Jornalista

“Quem sai de uma faculdade de jornalismo tem um leque de possibilidades para exercer sua profissão. Uns atuarão em redações de veículos de comunicação, outros em assessorias de imprensa, outros em consultoria, seja organizacional, seja empresarial, e a seara política, também, é bastante sedutora já que, principalmente com o advento das redes sociais, muitos políticos e gestores públicos ainda sentem dificuldade em atuar com assertividade na comunicação, principalmente nas plataformas digitais”, pontua o jornalista.

PALESTRA_CERTA

MARCELA_1
Marcela Ramos
Acadêmica de Jornalismo

Marcela Ramos, aluna do 7° período de Jornalismo, coloca que esta palestra foi um grande presente para os acadêmicos deste curso. “Pois através dela, nós tivemos a oportunidade de sermos instruídos sobre um tema tão importante e de suma importância para nossa carreira, sendo isso, algo gratificante.  Aproveito o momento para pontuar que o palestrante, além da vasta experiência e qualificação profissional, tem muita facilidade em repassar o conteúdo, o que nos deixou muito à vontade e com a atenção totalmente voltada ao que era explicado. Parabéns pela iniciativa, foi enriquecedora”, diz.

A Profa. Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz, pontua que atividades deste tipo fazem parte do calendário acadêmico do curso, onde, a cada ano, a IES busca trazer algo interessante aos alunos, como forma de presenteá-los pelo Dia do Jornalista. Argumenta que esta palestra foi dinâmica e bem explicativa no que tange ao assunto abordado e que o palestrante teve o interesse de demonstrar para os alunos como é que se faz uma campanha eleitoral, por meio da internet, desde a pré-campanha até o resultado final, exemplificando várias situações, e trazendo à tona termos de estratégias para elaboração de um plano de marketing para um determinado cidadão, que queira ingressar no campo da política.

SOCORRO
Profa. Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz
Coordenadora de Jornalismo

“Por tudo isso, considero que foi um momento de suma importância para nossos alunos, tendo em vista que muitos deles já atuam na área de assessoria de imprensa, voltada para a política, e agora, através desta palestra, puderam conhecer melhor alguns conceitos e também conhecer de que forma, eles podem utilizar estes conhecimentos, na prática, durante uma campanha política executada nas redes sociais. Ademais, é gratificante pontuar que mesmo neste dado momento, em que estamos imersos na tônica do isolamento social, em decorrência da pandemia Covid-19, mesmo assim, não deixamos a comemoração ao Dia do Jornalista, passar em branco, e realizamos esta palestra por meio de tecnologias - através de uma transmissão ao vivo pelo YouTube, - onde através da interação, levamos aos nossos alunos novos conhecimentos sobre Marketing, Marketing Político e Redes Sociais”, considera a coordenadora de Jornalismo, Profa. Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz.

Para finalizar, o jornalista Raimundo Filho deixa o seguinte recado motivacional aos alunos do curso de Jornalismo do UniFacema, como também, àqueles que tenham o interesse de buscar formação acadêmica nesta área:

RAIMUNDO
Raimundo Filho
Jornalista

“Para ser um bom profissional de jornalismo é necessário, como em algumas outras profissões não muito convencionais, aptidão para ler, escrever, observar, questionar, se comunicar com desenvoltura. A faculdade dificilmente vai ensinar essas aptidões, que requerem uma base preexistente, no ensino fundamental e médio, além, claro, de conhecimentos extracurriculares, que ficam muito à mercê do próprio estudante, durante sua formação básica. Nisso, a internet, hoje, ajuda muito, porque oferece muitas possibilidades de se angariar conhecimento além do que é ensinado em sala de aula. Contudo, além dessas aptidões, desse caldo cultural, desse perfil diferenciado, é necessário a reflexão e a profundidade da academia, que vai moldar o profissional do ponto de vista técnico, mas também sociológico, filosófico, ético. Com esse conhecimento adquirido na faculdade - aliado à verve e à inquietação que marcam um bom profissional de comunicação - decerto teremos jornalistas não só com domínio técnico da ferramenta – o que se exige de todo profissional graduado - mas, além disso, também crítico, investigador, com conhecimento multidisciplinar, que o ajudará a lidar com vários temas e discussões que ele encontrará no dia-a-dia do seu ofício. Seja em que área da profissão ele for atuar."

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Junho
06

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

11

Feriado Nacional - Corpus Christi

12

Término do período para inscrições vestibular 2020.2

14

Vestibular 2020.2

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2020 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.