UniFacema

UniFacema abre Doutorado para capacitar seus professores

Publicado em 24/03/2020 12:23

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) abriu edital para a formação da sua primeira turma de Doutorado.

furg_(Medium)

Ofertando 18 vagas, este Doutorado executado através do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) é direcionado aos docentes vinculados ao UniFacema. O objetivo é que a partir dessa formação primeira, os novos doutores da casa, possam criar outros programas de pós-graduação dentro deste centro universitário, capaz de atender uma demanda regional mais abrangente.

WhatsApp_Image_2020-03-23_at_14.51.53_(Medium)
Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães
Coordenadora do Doutorado

A Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, coordenadora local do Doutorado da instituição receptora (UniFacema), enfatiza que a qualificação do corpo docente do UniFacema é uma ação grandiosa e mostra que a IES se preocupa constantemente na qualidade do ensino prestado à comunidade local e regional.

A Profa. Mara Regina Santos da Silva, coordenadora do PCI FURG - UniFacema, coloca que o Projeto de Cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande e o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (PCI - FURG-UniFacema) tem a finalidade de colocar em funcionamento uma turma de até 18 vagas para o doutoramento de profissionais que atuam nessa região. Trata-se de um projeto alinhado com a política da CAPES para formação de recursos humanos, altamente qualificados, para atuação na docência, na pesquisa e no mercado de trabalho, que contribui e atesta o comprometimento institucional com o desenvolvimento desta região. Diz ainda, que este projeto vem sendo arquitetado desde 2015, envolvendo diversas instâncias de ambas as Instituições.

Sem_título_(Medium)_(2)
Profa. Mara Regina Santos da Silva
Coordenadora do Doutorado

"Ao longo desse tempo, inúmeras adequações foram necessárias para atender as exigências legais de uma cooperação entre uma instituição federal e uma particular. O primeiro ato legal foi a assinatura do Convênio de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural, firmado em 07 de maio de 2018 entre a FURG e o UniFacema. Este Convênio é hoje o principal lastro que dá sustentação para que os futuros doutores que serão titulados possam criar e/ou fortalecer Linhas de pesquisa e grupos de pesquisa no UniFacema que respondam as demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas regionais.  E, ademais, num futuro bem próximo, subsidiar a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu, na região de Caxias e adjacências, contribuindo para reduzir as assimetrias regionais no Brasil. Cinco anos se passaram desde que iniciamos este projeto. Se por um lado pode parecer muito tempo, por outro é o que nos garante o direito de parafrasear Saint-Exupéry e dizer que: “foi o tempo que gastamos com o PCI que o fez tão importante para nós”", finaliza.

 

Clique aqui e baixe o Edital

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Junho
06

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

11

Feriado Nacional - Corpus Christi

12

Término do período para inscrições vestibular 2020.2

14

Vestibular 2020.2

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2020 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.