Cursos de Enfermagem e Pedagogia colaboram no I CMEEI

Publicado em 05/12/2019 09:46

Os cursos de Enfermagem e Pedagogia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, marcaram presença no I Congresso Maranhense de Educação Especial e Inclusiva (I CMEEI), realizado no último dia 30 de novembro, na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias.

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(2)_(Medium)

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(6)_(Medium)

No evento, cerca de 60 alunos de Enfermagem e 30 de Pedagogia, coordenados pela Profa. Dra. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha e pela Profa. Msc. Najra Danny Pereira, levaram para este Congresso, a II Mostra de Tecnologia Assistiva, que teve como objetivo instigar na comunidade acadêmica, o desenvolvimento do pensamento crítico acerca dessa temática, ao passo de estimular o senso de responsabilidade diante da urgente necessidade da inclusão educacional da pessoa com deficiência.

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(3)_(Medium)

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(8)_(Medium)

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(5)_(Medium)

Durante a Mostra, além da execução de atividades escolares adaptadas, os acadêmicos do UniFacema apresentaram os seguintes materiais, por eles confeccionados:

• Alfabeto em Libras e em Braile
  • Regletes
  • Soroban
  • Dados com demarcações em Braile
  • Relógios em Libras
  • Cartões de Sinalização de Tarefas
  • Textos com adequações
  • Sinalizadores em cores para facilitar as respostas das atividades

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(7)_(Medium)

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(10)_(Medium)

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(12)_(Medium)

Pessoas com Deficiência Visual, Auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições, que participaram da Mostra, acessaram e aprovaram os materiais produzidos pelos acadêmicos. Posteriormente, estes materiais foram doados a Assessoria Multiprofissional, coordenada pela Profa. Maria de Fátima de Sousa, que referiu que irá disponibilizá-los aos professores do município que acompanham alunos com deficiências/transtornos de aprendizagem.

II_MOSTRA_TECNOLOGIA_ASSISTIVA_(19)_(Medium)

franci
Profa. Dra. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha

“A Mostra trouxe à tona importantes discussões sobre a inclusão educacional de pessoas com deficiência, e integrou professores, alunos, e a própria comunidade, na compreensão da necessidade de que sejam suscitadas mudanças nas atuais concepções educacionais, para que haja a garantia de que todos os alunos possam frequentar as salas de aula do ensino regular”, finaliza a Profa. Dra. Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha.

Janeiro

Reunião do CONSEP

Outorga de graus de 2019.2

Reunião CONSUN

Início do Período de solicitação de descontos por vínculo.

naaf@unifacema.edu.br