UniFacema

Intercambista, acadêmica do UniFacema, relata sua experiência na África do Sul

Publicado em 08/11/2019 16:16

Já fazem seis semanas que eu estou em Cape Town, capital da África do Sul. Nesse período já pude conhecer locais que eu só tinha visto ou ouvido falar nos livros de História Geral.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(3)_(Medium)
A exemplo disso, posso citar Cape of Good Hope (em português, Cabo da Boa Esperança) que tem uma imensa relevância para a História Ocidental, por conta do processo de expansão marítima dos europeus.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(2)_(Medium)

Devido ser um local que oferecia muitas adversidades marítimas, na época, em razão de suas águas e ventos turbulentos essa área foi chamada inicialmente de “Cabo das Tormentas”. Posteriormente, o Rei João II a renomeou de “Cabo da Boa Esperança”.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(1)_(Medium)

Nesse sentido, ao conhecer essa região eu pude sentir na pele um pouco da sensação que os portugueses sentiram no século XV durante a expedição. Eu posso descrever que o local apresenta uma sensação térmica muito baixa e ventos bem violentos. Os ventos são tão violentos que arrastam consigo areia e pedras. Apesar desses fatores que tentam expulsar a presença humana, somos atraídos pela beleza descomunal do Cabo, onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(7)_(Medium)

Em Cape Town eu estou tendo a oportunidade de realizar inúmeras coisas pela primeira vez. Como ver pinguins bem “de pertinho”, tubarões, zebras, escalar montanhas, conhecer vinícolas, andar de iate e até mesmo comer McDonald´s pela primeira vez.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(14)_(Medium)

Sobre os estudos: aqui na África do Sul tem 11 línguas oficiais. Contudo, na escola eu aprendo somente o inglês, mas precisamente o inglês britânico que se difere um pouco do inglês americano, algo que é bem perceptível, quando por exemplo, pronunciamos palavras como Water e Later.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(6)_(Medium)

Eu acordo todos os dias de segunda a sexta às 06h da manhã, para não me atrasar para a minha aula que se inicia às 08h:30. Não me atrasar é um ponto importante, pois os sul-africanos são bem pontuais, e chegar um minuto atrasado é sinônimo de não assistir aula. Minha aula termina às 16h. Eu não estudo com nenhum dos 30 alunos selecionados no programa Cidadão do Mundo, mas sempre nos encontramos na escola e para fazermos passeios juntos.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(11)_(Medium)

Eu estou amando morar em Cape Town e estou muito animada para fazer Safari e conhecer, claro, a Robben Island, onde Nelson Mandela esteve encarcerado por volta de duas décadas.

INTERCAMBISTA_ÁFRICA_DO_SUL_(4)_(Medium)

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Novembro
17

Vestibular 2020.1

19

Início do Período destinado a protocolo de Atividades Complementares do semestre 2019.2

20

Feriado Dia da Consciência Negra

21

Resultado do Vestibular 2020.1

VÍDEO



REDES SOCIAIS




Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Acolhimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br




© 2009 - 2019 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.