PhD Rodrigo Dias participa da Semana do Profissional de Educação Física no UniFacema

Publicado em 06/09/2019 14:41

De 02 a 04 de Setembro, o curso de Educação Física do UniFacema realizou a “Semana do Movimento em Comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física”, celebrado nacionalmente no dia 01 de Setembro. A programação que aconteceu durante três dias, foi promovida em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF 15/ PI-MA), Seccional Maranhão.

Prof.ª Esp. Thanandra Priscila
Coordenadora de Educação Física

No primeiro dia da programação foi realizada uma oficina que abordou a temática da “Organização Acadêmica e Profissional”, que segundo a Prof.ª Esp. Thanandra Priscila, coordenadora de Educação Física, teve como objetivo possibilitar aos alunos, meios para se auto organizarem, e assim, adquirirem uma visão esclarecedora sobre a vastidão do campo de trabalho do Profissional de Educação Física.

No segundo dia, a programação contou com a participação do Prof. Rodrigo Gonçalves Dias, PhD em Genômica Funcional e vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2019. Rodrigo, que também é pesquisador no Instituto do Coração – InCor, em São Paulo, dedica sua vida acadêmica ao desenvolvimento de pesquisa na área de Genômica e Ciência do Esporte. Em sua palestra, o PhD tratou sobre “Genética, Fisiologia e Esportes”.

Prof. PhD Rodrigo Gonçalves Dias

“Hoje, aqui, trouxe para esses acadêmicos, saberes sobre “A Genética nos Esportes”, onde mostrei como que a Genética pode modular uma questão importantíssima do nosso organismo, que é nossa individualidade biológica, sobretudo, diante dos estímulos físicos que recebemos”, coloca o Prof. PhD Rodrigo Gonçalves Dias.

O Prof. PhD Rodrigo Gonçalves Dias diz entender o município de Caxias (MA), como um celeiro de atletas. E durante sua fala, elencou a importância de ser dado incentivo aos projetos sociais, como o “Adote um Atleta”, no qual destacou seu apoio ao atleta caxiense, Josimar da Conceição Silva, o Zima, que também esteve presente no encontro.

Josimar da Conceição Silva, "Zima", ladeado pelo o Prof. PhD Rodrigo Gonçalves Dias

No terceiro e último dia da programação, os egressos de Educação Física da IES, Jailson Alves dos Santos, egresso de 2018, e Sarylainy Azevedo, egressa de 2017, ministraram palestras aos acadêmicos. O primeiro, sobre “Exercício Físico e Gestantes”, e a segunda, sobre “A Construção de Coreografias e Espetáculos”.

Jailson Alves dos Santos
Egresso de Educação Física