Graduação

Projeto Ressocializar vem com novas propostas para o semestre 2019.1

Publicado em 05/04/2019 20:42

A primeira atividade do semestre 2019.1 do projeto Ressocializar veio com uma novidade, como explica a Profª Drª Liana Maria Ibiapina.

Profª Drª Liana Maria Ibiapina

Coordenadora de Serviço Social 

“Ao longo desses dois anos do projeto, a parceria do UniFacema com a UPR de Caxias vem trazendo frutos positivos e gratificantes para todos os envolvidos: os apenados que estão sendo capacitados quanto aos serviços de assistência e prevenção de saúde, como também para os nossos alunos de Serviço Social e de outros cursos, que estão tendo a oportunidade de colocar em prática as teorias adquiridas em salas de aulas. Portanto, o curso ‘Saúde do Homem’ lançado no último dia 03 de abril é mais um avanço nesse trabalho importante que estamos desenvolvendo junto a UPR”

O curso de Saúde do Homem está sendo oferecido a 25 internos. A iniciativa será desenvolvida toda quarta-feira durante um mês, com carga horária de 30 horas. Atualmente, o projeto conta com a colaboração da Profª Esp. Vanuza Braz. Para ela, essa nova proposta do Projeto Ressocializar irá contribuir não só com a capacitação, mas também com a promoção da remissão da pena para os apenados.

Profª Esp. Vanuza Braz

Serviço Social 

“Segundo dados, os homens normalmente adentram o Sistema Único de Saúde pelos serviços de atenção especializada (média e alta complexidade) e apontam uma necessidade de aumento na busca de medidas de prevenção que é efetivada na atenção primária. Desta forma, o curso tem como contributo, promover uma reflexão nos apenados sobre a necessidade da prevenção com sua própria saúde”.

Emily Akhiris Costa e Costa

Acadêmica de Enfermagem

A aluna de Enfermagem Emily Akhiris Costa e Costa acredita que o curso além de levar conhecimento também vai servir de alerta sobre a importância do cuidar da saúde. “Por alguns motivos, os homens são o que menos utilizam a rede básica de saúde, e por isso são os mais acometidos por patologias que poderiam ser evitadas. A nossa expectativa é que o curso possa conscientizá-los mais em relação ao tema. Estamos bastante empolgadas por estar ministrando um curso de tamanha importância e esperamos que ao final, eles possam olhar para si com outras perspectivas, com mais atenção a qualquer sinal ou sintoma diferente, e possam saber onde procurar ajuda logo de início”

Flávia Moraes

Acadêmica de Serviço Social 

Para a aluna de Serviço Social Flávia Moraes, o projeto proporciona uma oportunidade única de levar o conhecimento para os apenados sobre os mais diversos temas e também dos direitos que lhe são garantidos independente de qualquer situação em que se encontram. “Diante disso, esperamos que eles possam usufruir o máximo desse curso que está sendo ofertado, e que nós acadêmicos e futuros profissionais, também possamos aprender com eles, atentando sobre suas necessidades e possibilidades de assistência.  Acreditamos que todos temos algo a ensinar e essa troca de conhecimento é essencial tanto para o projeto quanto para uso externo”

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Julho
25

Oficina sobre elaboração de itens, para professores novos e recém contratados

26

Oficina sobre EAD para professores que ministrarão disciplinas nessa modalidade

28

Feriado Municipal

30
31

Semana Pedagógica

VÍDEO



REDES SOCIAIS





Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Acolhimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@facema.edu.br




© 2009 - 2019 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.