Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, é o órgão encarregado de supervisionar as atividades de Prática Jurídica I a IV e Estágio Supervisionado I a IV do curso Direito. Para tanto, conta com regulamento próprio que visa regular as atividades que deverão ser desenvolvidas pelos estagiários, o qual é executado pela Coordenação do NPJ, juntamente com o Colegiado do NPJ.

A atuação do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ deve proporcionar ao estudante a participação em situações reais e simuladas de vida e trabalho no âmbito das profissões jurídicas, bem como a análise crítica destas, devendo buscar, em todas as suas variáveis, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo de Prática Jurídica oferecerá aos acadêmicos de Direito, matriculados no 7.º ao 10º período, o estágio na modalidade simulada, na estrutura física de um Cartório Judicial Experimental, Laboratório de Prática Jurídica e sala de Autos findos, com aplicação de casos fictícios; elaboração de peças processuais nas áreas - cível, criminal, trabalhista, constitucional, tributária e administrativa; participação em audiências e Tribunal de Júri simulados; acompanhamento de audiências reais; realização de visitas orientadas a órgãos judiciais e administrativos, além de oferecer serviços jurídicos a população de Caxias e demais municípios pertencentes a Comarca.

Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica

Prof. Esp. Gentil Reis da Cunha Santos Filho

Bacharel em Direito

Especialização em Direito penal e processo penal