Projeto Ergofacema benefícios para os colaboradores da Facema

Publicado em 12/03/2018 18:07

O projeto Ergofacema foi criado no segundo semestre de 2014 pelos professores Msc. Luana Monteiro e José Mário Nunes da Silva, com o objetivo de proporcionar atividade preventiva e reabilitadora aos colaboradores do corpo administrativo da Facema.

Alunos do curso de Fisioterapia foram selecionados para desenvolver o projeto junto aos funcionários da instituição. Na oportunidade, eles colocam em prática o conteúdo da avaliação ergonômica, ações terapêuticas preventivas e reabilitadoras nos trabalhadores, ginástica laboral, bem como orientações ergonômicas no ambiente laboral.

Este ano, o Ergofacema será coordenado pela Profª Drª Mariana Sanchez Oliveira, que destaca a importância do projeto tanto para os alunos quanto para os funcionários da IES.

Profª Drª Mariana Sanchez Oliveira

“Através desse projeto, a Facema reafirma a importância da responsabilidade social que a instituição tem com os seus funcionários. Importante para o aluno, que vai colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula sobre a saúde do trabalhador, vivenciando de uma maneira mais realística o atendimento da fisioterapia, o que vai trazer amadurecimento e maturidade para o aluno, que vai lidar diretamente com o paciente, podendo já perceber o toque, o cuidado, o que vai engradecer muito a formação desse profissional, e também o funcionário que terá um atendimento específico, como práticas de relaxamento, massagem terapêuticas, alongamentos e mobilização neural, uma técnica específica para alívio de dor, consciência corporal e também reorientação do ambiente de trabalho.”

Segundo a Profª Drª Mariana Sanchez, a proposta do projeto desse semestre tem como meta desenvolver um trabalho de reabilitação e orientação corpo a corpo com o funcionário. As ações serão desenvolvidas duas vezes durante a semana, nas segunda e quarta das 14h às 17h, em atendimento de 15 minutos para todos os colaboradores da IES.

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

centraldecaptacao@facema.edu.br