Graduação

“Setembro Amarelo: valorização da vida” é tema de ciclo de palestra

Publicado em 12/09/2017 13:41
| |

A Coordenação do curso de Psicologia realizou no último dia 05 de setembro, no auditório da Facema, o evento denominado “Setembro Amarelo: valorização da vida”. A iniciativa teve o objetivo de promover e sensibilizar a comunidade acadêmica para a prevenção do suicídio, defesa e valorização da vida.

O tema central do ciclo de palestra, suicídio, foi discutido em três etapas. A primeira ministrada pelo representante do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, o Psicólogo Antônio Soares Júnior que falou sobre “Suicídio e a realidade de Caxias”, em seguida a Psicóloga Socorro Torres discorreu sobre “Transtornos e doenças mentais na influência do suicídio” e finalizando o debate, a Psicóloga, Profª Msc. Zaira Mesquista falou sobre a “Felicidade, infelicidade e suicídio”.

Estiveram participando do evento, alunos do curso de Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Direito, e também os professores do Colégio Cefa/Coc, que foram convidados pela Coordenadora de Psicologia Profª Msc. Francisca Tatiana Dourado.

 

Socorro Torres

Psicóloga

Para a Psicóloga Socorro Torres, “Esse é um tema que envolve sentimentos e emoções, o qual tem tido uma grande incidência de casos em Caxias, por isso que a importância de informar a todos sobre essa estatística de suicídios no município. A nossa proposta é tentar passar de uma forma lúdica e clara para a comunidade acadêmica, informações que possam levar como conhecimento para ajudar quem precisa. Eu entendo que se você não fala sobre o suicídio, esse silêncio pode ser um catalizador para a perda de uma vida a cada minuto.”

Leticia de Almeida Rios

Acadêmica do 3º período de Psicologia

A acadêmica do 3º período de Psicologia Leticia de Almeida Rios concorda com a palestrante. “De fato, diante dos relatos de suicídios que vem acontecendo em nossa cidade, é de extrema importância estarmos discutindo esse tema, para que possamos estar preparados para ajudar as pessoas na questão da prevenção ao suicídio. Ao mesmo tempo, também podemos mostrar para essas pessoas, que a vida tem um significado, aquilo que estão passando hoje é algo momentâneo, os problemas existem, todos temos, mas o que precisa ser feito, é procurar forças e não se limitar aquilo que estão passando naquele momento. Cito uma frase do Drauzio Varella que diz o seguinte: ‘se você não quiser adoecer fale dos seus sentimentos’, portanto, vamos falar, isso ajuda, não é certo ficar estagnado, principalmente naquilo que estamos sentindo no momento.”

Clique aqui e confira mais fotos 

CALENDÁRIO

Setembro
25

Data limite para entrega da 2ª avaliação para as coordenações

26
30

Período para o professor registrar resultados da 1ª avaliação no sistema acadêmico

27

Reunião NDE

28

Reunião CPA

VÍDEO



REDES SOCIAIS





Localização

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800

Central de Captação

(99) 3422.6868

(99) 3422.6869

(99) 98834.1172 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

centraldecaptacao@facema.edu.br

Acompanhe-nos






Portal do

© 2009 - 2017 Facema - Todos os direitos reservados